Quando o inverno chegar eu posso abandonar o controle de pragas? Será? Melhor não!
Por mais que as pragas urbanas diminuam durante a estação mais fria do ano, que na região norte é marcada pelo período de fortes chuvas e alta umidade, os cuidados não podem parar. Algumas espécies, como os cupins, se proliferam neste período. E não são só eles!
A infestação de pragas urbanas no inverno acontece pelos mesmos motivos das outras estações:
- Má conservação, armazenamento e acúmulo de alimentos;
- Desequilíbrio ecológico;
- Lixo a céu aberto ou lixeiras mal fechadas;
- Falta de predadores naturais;
- Ausência de saneamento adequado;
- Umidade excessiva.
A prevenção contra a proliferação das pragas passa por algumas ações que você pode tomar. Entretanto, se mesmo depois de tomar as medidas indicadas, as pragas aparecerem, a melhor decisão é chamar uma empresa de dedetização. Preste atenção nas medidas:
- Verifique se há poeira nos móveis e cômodos da casa;
- Deixe os ambientes bem arejados;
- Faça reparos nas infiltrações;
- Conserve os alimentos em locais fechados;
- Descarte o lixo corretamente;
- Observe os móveis e peças decorativas de madeira;
- Mantenha o jardim limpo e a grama bem aparada;
- Evite o acúmulo de entulhos;
- Limpe as calhas e vasos de plantas.
Como a incidência de pragas urbanas é menor no inverno, esta também é uma boa época para adotar medidas de prevenção e diminuir as chances delas aparecerem no verão.
Portanto, não abandone o seu controle de pragas no inverno. Tenha este controle de forma integrada e utilize o melhor sistema de ações preventivas e corretivas. Desta forma, você irá conseguir eliminar as pragas, manter a higiene, economia e sustentabilidade da sua empresa, indústria ou residência.
Importante: além das ações preventivas, consulte uma empresa especializada no controle de pragas. Somente ela poderá identificar qual – ou quais – pragas estão no seu caminho e como combatê-la de forma eficiente.
Controle de pragas: espécies mais comuns no inverno são:
- Cupins;
- Baratas;
- Ratos;
- Escorpiões;
- Morcegos;
- Moscas e mosquitos.
Esse “time” de pragas urbanas fica presente em diversos lugares durante o ano inteiro. Mesmo em números reduzidos, se compararmos ao verão, esses “maus elementos” podem representar riscos de infestação.
Pragas urbanas, principalmente os insetos, passam por um processo muito parecido com a hibernação, conhecido por diapausa. Neste período, é comum que ocorra uma redução natural das atividades do metabolismo destes insetos. O que representa uma diminuição também do apetite deles e os deixam em estado de “repouso”.
É neste momento que as pessoas costumam se enganarem quanto ao “sumiço” das pragas e relaxam nas ações preventivas e na higienização. Um grande erro, como você acabou de ler!
Lembre-se: o controle de pragas e a prevenção devem permanecer durante o inverno. Assim você evita uma infestação e diminui as chances de um verão cheio de incomodações.